Um dos locais mais visitados de Paris, a capela está situada no número 140 da Rue du Bac, em Paris. Ao caminhar por essa rua, você pode não notá-la pois sua entrada não difere dos outros prédios da rua. Quando você atravessa o portão, você entra num pátio onde, à esquerda, se encontram placas de mármore com a história das aparições de Maria à Irmã Catherine Labouré, e à direita, uma construção baixa ladeia toda a lateral do local. Embaixo, a lojinha onde se encontra medalhas, livros e postais em todos os idiomas, e no primeiro andar, os dormitórios das freiras. No fundo do pátio, você entra na capela.
O lugar chamava-se Hotel de Châtillon e foi doado pelo imperador Napoleão III à Ordem das Filhas da Caridade em 1813. Quando em 1815 a Ordem lá se instalou, a capela ainda não estava terminada. Mas desde sua consagração, em agosto daquele ano, o corpo de São Vicente de Paulo – fundador da Companhia das Filhas da Caridade em 1633 – foi levado à capela onde permaneceu algum tempo até a construção de uma capela consagrada a ele e que se encontra na Rue de Sèvres. Quase 10 anos depois, em 1824, é a vez do corpo de Santa Louisa (Louise de Marillac, nobre, amiga de Vicente de Paulo), ser transportado para o mesmo endereço. Hoje lá estão expostos os corpos de Santa Louisa e de Santa Catarina, em caixas transparentes, na nave da capela. Parecem dormir.
Você conhece a história de Santa Catarina? Senão, leia nossos artigos sobre essa história milagrosa aqui em nosso site. E em sua próxima viagem a Paris, não deixe de passar na Rue du Bac. Na confusão da vida moderna, um mergulho na paz desse local já é por si só um milagre.