1 dica matadora para você conseguir finalmente pronunciar o “R” em francês

Esta é de longe, a maior dificuldade de pronúncia que eu escuto dos meus alunos de francês: Como pronunciar o “R” em francês? E neste artigo quero compartilhar com você uma dica infalível para resolver esta questão. E quando eu digo infalível, é que, se você usar a dica que você vai ver agora, e aplicá-la várias e várias vezes, tentando um dia após o outro, eu gostaria que você entendesse que sim, o seu “R” francês finalmente vai sair.

Entenda que pronunciar o “R” em francês é algo relativamente simples, mas não é necessariamente fácil, e você vai entender por que nas próximas linhas.

O fato é que você que é brasileiro ou brasileira já pronuncia esse “R” francês, e talvez não o saiba. Quando você diz “rádio” ou “cachorro”, a verdade é que você está pronunciando perfeitamente aquele mesmo “R” que você acha impossível de fazer em francês.

E após ler este artigo você vai conseguir finalmente fazer aquela pronúncia elegante do “R” em francês, fique tranquilo! Mas antes, é preciso que você repare uma coisa importante: Na sua língua existem basicamente três formas de pronunciar a letra “R”.

Uma em que você enrola a língua como no inglês (percebo esta pronúncia principalmente no interior do estado de São Paulo). Uma outra em que a língua “chicoteia” o céu da boca, como na palavra “três” por exemplo. E uma terceira com o som que chamamos de gutural, porque vem da garganta como nos exemplos que dei logo acima. E esta terceira é exatamente a pronúncia que você faz no francês.

Qual é então a diferença de pronúncia do “R” entre o francês e o português?

A diferença está no tipo de letra que vem antes do “R” gutural nas duas línguas. Se você prestar atenção vai ver que em “rádio”, não há nada antes do “R”, e em “cachorro” há uma vogal, o “O” antes dele. Ou seja você está acostumado desde a sua alfabetização a pronunciar o “R” gutural, apenas nesses dois casos: Quando a palavra começa pelo “R” ou então quando uma vogal antecede o “R”.

E aqui está a razão de sua dificuldade em pronunciar o “R” corretamente em francês: No português, quando o “R” é antecedido por uma consoante, isto é todas as letras que não sã vogais, como por exemplo, T, S, C e P, você pronuncia o “R” chicoteando o céu da boca com a língua. Só que no francês, ao contrário da sua língua materna, há apenas uma forma de pronunciar o “R”, e mesmo quando uma consoante o antecede a pronúncia é sempre gutural (do fundo da garganta). E aí dá um nó no seu cérebro, afinal a sua reação quando vê aparecer por exemplo “TR” ou”PR” é de chicotear o céu da boca com a língua, e não de usar a garganta, como nas palavras “rádio” e “cachorro”.

E agora Jérôme, me salva!

Calma, agora vem a solução para isto, mas como disse no começo do artigo, a solução é simples, mas não vai ser necessariamente fácil , e vai exigir prática de sua parte, combinado? Então vamos lá..

Passo 1

Separe as sílabas da palavra que está te trazendo mais dificuldade. Digamos que seja a palavra “Travail“. Se desse para escrever em português o som desta palavra ficaria desta forma: “TRRAVAII”. A dica aqui é você primeiro pronunciar o “T”, dar uma pausa, e depois o “RAVAII”. Perceba que a pronúncia do “R” em “RAVAII” é exatamente a mesma que na palavra “Rádio” que existe na sua língua, portanto isto não é para ser algo difícil de fazer.

Passo 2

Agora vá diminuindo a pausa entre a pronúncia do “T” e do “RAVAII”, calmamente, seguindo este modelo: “T”……..”RAVAI”, “T…..RAVAII, “T…RAVAII”, “T..RAVAII”, “T.RAVAII”. Conselho: Vá devagar, digamos que na terceira tentativa, você sem querer chicoteou o céu da boca. Neste caso não avance para a próxima fase com a pausa mais curta, mas continue tentando a pronúncia correta com a pausa que te gerou mais dificuldade, e desta forma vá progressivamente diminuindo as pausas entre as sílabas, até conseguir a pronúncia perfeita do “R” em francês. Se você conseguiu, não esqueça de comemorar muito, eu sugiro que abra uma garrafa de vinho, isto pode também lhe ajudar a “soltar a língua” LOL! E saiba que se conseguiu pelo menos uma vez, conseguirá várias outras vezes, até que isso fique automático na sua fala.

  • Marize disse:

    Amei trés importantimportante

  • Marize disse:

    Très important

  • Maria Da Conceição Camelo disse:

    Bonsoir, super. Merci

  • luiz Felipe Oiticica Machado disse:

    ProfessorJérôme. Muito bem explicado. Mas faço um reparo. Num dos exemplos do R gutural (cachorro), você diz que isto se dá porque o R vem antes de uma vogal. Não está correto, me desculpe. Por exemplo, na palavra “caro”, o R vem antes de vogal e, no entanto, é pronunciado “chicoteando” a boca, como você diz. E haveria uma infinidade de outros exemplos. O R gutural acontece – além de no início das palavras – quando há dois erres, entre duas vogais. Por isso é que em “cachorro” o som é de R gutural … porque são dois erres entre duas vogais. O mesmo acontece em “carro” (diferente de “caro”). Claro que você sabe disso, pois fala um português perfeito. Apenas fez uma pequena confusão, ao explicar. Sugiro-lhe que mude esta parte do áudio – de resto muito bom e esclarecedor. Salut!

  • FRANCY P MARTINS disse:

    Jérome!! entendi como funciona, obrigada

  • Fátima Neves disse:

    Ótima dica!!

  • >
    Rolar para cima